Dissertação de Mestrado do Colaborador Tiago Anacleto. Sistema de controle baseado em psicrometria.

O trabalho realizado foi a defesa de dissertação de mestrado do colaborador Tiago Anacleto Pereira, e trata-se do desenvolvimento de uma nova estratégia de controle baseada em psicrometria e aplicado na prática a um sistema HVAC (Heating, Ventilation, and Air Conditioning). A proposta objetiva a redução do consumo de energia do sistema HVAC de uma sala limpa do Instituto Tecnológico em Semicondutores – ITT Chip / UNISINOS, e conta com o apoio da empresa HT Micron.


Durante o estudo é realizado uma revisão aos fundamentos e princípios de psicrometria, junto a auditoria da engenharia de controle e automação do sistema, com o desenvolvimento e integração de um sistema supervisório na estrutura de controle do sistema proposto. Este sistema consiste em uma lógica estruturada condicional que determina com base no cálculo de entalpias e cargas térmicas instantâneas os valores de referência para os controladores PIDs (Proporcional, Integral, Derivativo) e a condição de ciclo que o sistema deve operar.

A sintonia dos parâmetros dos controladores PIDs foi realizada baseada nos modelos do processo e uma análise do desempenho do sistema de controle proposto, isto frente ao seguimento de referência e rejeição de perturbações sob diferentes cenários assim como uma análise do consumo energético. Os resultados revelam a efetividade do sistema proposto devido a ter um desempenho superior e um consumo de energia menor frente ao encontrado.


O trabalho completo pode ser conferido neste link.




© 2023 by MP AUTOMAÇÃO Ldta.

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook